segunda-feira, 14 de abril de 2014

Interações Medicamentosas Farmacodinâmicas

   Na farmacodinâmica podemos dividir as interações medicamentosas em duas grandes famílias, Homérgicas e heterérgicas. Trataremos primeiro das reações homergicas.



   A interação homérgica se baseia em medicamentos com efeitos similares e é constituída por infra-adição, que é quando o efeito dos dois medicamentos juntos é menor do que o de cada um deles utilizado separadamente. O efeito de adição é quando o efeito dos dois juntos é igual ao efeitos de cada um dos medicamentos utilizados separadamente. Supra-somação, por sua vez é o que caracteriza o coquetel de medicamentos anti HIV, por exemplo, onde o efeito dos medicamentos juntos é maior do que se utiliza-los separadamente.
   Ou seja;
  • Infra-Adição: efeito de A+B < que o efeito de A ou B
  • Adição: Efeito de A+B = efeito de A ou B
  • Supra Somação: Efeito de A+B > efeito de A ou B
   No grupo dos heterérgicos incluem-se os medicamentos de ações diferentes. Sinergismo é caracterizado quando drogas de mecanismos diferentes desempenham a mesma ação no organismo.
   Antagonismo, por sua vez é caracterizado por drogas de ações diferentes que reduzem ou anulam o efeito uma da outra. O antagonismo farmacológico ocorre quando um antagonista se liga no mesmo receptor de um agonista e impede desta forma a sua atividade. O antagonismo fisiológico é caracterizado por dois agonistas que se ligam em receptores diferentes na célula alvo e desempenham funções opostas. O Antagonismo químico, por sua vez é o fato de que um antagonista irá prender o agonista para que este não chegue ao seu alvo e não desempenhe sua função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário