segunda-feira, 14 de abril de 2014

Adrenérgicos

   Catecolaminas

   Os Adrenérgicos ou Simpatomiméticos são o grupo de medicamentos que tem como ação principal 'imitar' o sistema simpático do corpo humano. Um de seus grupos mais importantes são as catecolaminas, que são compostas por Adrenalina/epinefrina, noradrenalina/norepinefrina, dopamina, dobutamina e isoproterenol/isoprenalina.
  •    A noradrenalina é um transmissor liberado pelas terminações nervosas simpáticas, age fortemente em receptores alfa e fracamente em beta.
  •    A Adrenalina é um hormonio secretado na medula da suprarrenal, age tanto em receptores alfa quanto em beta, com pouco mais de afinidade pelo segundo. 
  •    A dopamina é o precursor metabólico da noradrenalina e adrenalina, além de ser um transmissor/neuromodulador do sistema nervoso central..
  •   Isoproterenol é um derivado sintético da noradrenalina, que atua nos receptores beta 1 e 2.
  •   A dobutamina, por sua vez é um agonista beta 1 bastante potente.
   Em termos gerais as catecolaminas são usadas para o tratamento do choque cardiogênico, infarto ou doença de chagas.

Os Adrenérgicos irão imitar a ação de luta ou fuga do SNA simpático no corpo humano.

   Não catecolaminas

   O grupo das não catecolaminas se subdivide em; Ação indireta, Agonista seletivo α1 e Agonista seletivo β2.  Agem aumentando a ação das catecolaminas (noradrenalina, adrenalina e dopamina) na fenda sináptica.  A t1/2 destas substancias é moderada ou longa e tem a capacidade de penetrar na barreira hemato-cefálica.
   As não catecolaminas de ação indireta mais importantes são; Metilfenidato, Efedrina, cocaína, anfetamina (anfetamona e fenoproporex) e tiramina. Causam efeitos centrais decorrentes do aumento de dopamina (prazer, dependência e paranóia) e de noradrenalina (eurofia, insonia, anorexia, ansiedade, aumento do foco de raciocínio e da libido). Os efeitos periféricos são, aumento da atividade cardíaca, broncodilatação, vasoconstrição coronariana, midríase, xerostomia, aumento da P.A. e disfunção erétil. O metil fenidato é amplamente usado contra o distúrbio de atenção. A efedrina tem como principais ações o aumento da P.A. e broncodilatação. 

Midríase, um dos sinais clássicos do uso de anfetaminas e cocaína.

Os Agonistas seletivos α1 mais importantes são; fenilefrina, nafazolina, oxametazolina e metaraminol. Causam midríase, xerostomia, vasoconstrição periférica, descongestionante ocular e nasal. São usados no tratamento de rinorreia (coriza) e como descongestionante. Deve ser usado com cautela pois pode levar à Donw Regulation.

Agonistas Alfa1 seletivos são usados para o tratamento de coriza.
   Os Agonistas seletivo β2 mais importantes são; fenoterol (Berotec) , salmeterol, albuterol, clembuterol, terbutalina, salbutalina e salbutamol. Causam broncodilatação, relaxamento de útero, vasodilatação profunda, glicogenólise e aumento da insulina, e tem como efeitos colaterais a taquicardia e tremores musculares. Esta classe é amplamente usada para o tratamento de asma e bronquite asmática, além de evitar abortos e partos prematuros. O clembuterol é conhecido por sua ação anabolizante nos esportes.

Agonistas Beta2 seletivos são amplamente usados para o tratamento de broncoespasmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário