sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Conceitos básicos sobre a disciplina e introdução à farmacologia

   Farmacologia é definida como a ciência que estuda os efeitos dos fármacos ( substancias químicas isoladas com estrutura definida e usadas com finalidade terapêutica) no funcionamento de sistemas vivos.
   Droga é uma substancia química de estrutura conhecida que produz uma modificação fisiológica.
   Medicamento é uma substância administrada com uso terapêutico e geralmente vem associado a outras, que não seu principio ativo para tornar seu uso mais conveniente.
   Remédio é tudo capaz de curar ou aliviar. Assim entende-se que uma boa massagem ou até comer pode ser considerado um 'remédio', se isto causar alivio.
   O impulso da farmacologia veio da necessidade de melhorar os resultados das intervenções terapêuticas pelos médicos, que naquele tempo, eram hábeis em disgnóstico, porém muito falhos quando se falava em tratamento.
" ... acredito firmemente que se todas as substancias medicinais usadas atualmente fossem depositadas no fundo do mar, seria a melhor coisa para a humanidade e a pior para os peixes." [HOLMES, Oliver Wendell; 1860]
   Em seus primórdios, a farmacologia se relacionava exclusivamente com a compreensão dos efeitos de substancias naturais e algumas substancias químicas (toxicologia, principalmente).
   Os primeiros farmacologistas concentravam-se prioritariamente em substancias farmacológicas retiradas de plantas, como a atropina, efedrina, morfina, quinina, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário